Histórico

A Sociedade Brasileira de Administração Pública foi fundada em 9 de agosto de 2013, durante o I Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Após um mês de fundação, a SBAP foi apresentada, no dia 9 de setembro de 2013, para a comunidade acadêmica de Administração/Gestão Pública durante o XXXVII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro/RJ, momento em que recebeu adesão de muitos pesquisadores e práticos como cofundadores da instituição.

 

Histórico

A Sociedade Brasileira de Administração Pública foi fundada em 9 de agosto de 2013, durante o I Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Após um mês de fundação, a SBAP foi apresentada, no dia 9 de setembro de 2013, para a comunidade acadêmica de Administração/Gestão Pública durante o XXXVII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro/RJ, momento em que recebeu adesão de muitos pesquisadores e práticos como cofundadores da instituição.

 

Desde 2013, a SBAP tem realizado diversas atividades para promoção da Administração Pública como disciplina autônoma e para a geração e disseminação de conhecimento teórico e aplicado na área. Entre as realizações da SBAP estão:

  • Realização de oito edições do Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) e três edições do Fórum de pós-graduação e periódicos de Administração Pública.
  • Reconhecimento da área de Administração Pública na CAPES/Ministério da Educação, que passou a ser chamada de “Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo”,
  • Participação nas avaliações quadrienais de revista científica da área (Qualis/CAPES)
  • Publicações SBAP/ENAP, co-edição de edições especiais para revistas científicas
  • Participação e representação em eventos internacionais como: CLAD, GIGAPP, ICPP, IASIA, e eventos nacionais ANPAD, ENPP, ENECP, ENECAP, ENAPEGS, ANPOCS.
  • Apoio institucional a iniciativas do Campo de Públicas: Programa de Residência em Gestão Municipal, Prêmio Espírito Público, 2º Prêmio Município Sustentável, Observatório da Reforma Administrativa.

2013-2014

Conselho Diretor Fundador

Fernando de Souza Coelho

Diretor de Relações Institucionais

Frederico Lustosa da Costa

Diretor Vice-Presidente

Paulo Carlos du Pin Calmon

Diretor de Relações Internacionais

Leonardo Secchi

Diretor de Eventos

Clézio Saldanha dos Santos

Diretor Administrativo-Financeiro

Antonio Sérgio A. Fernandes

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2013-2014

2014-2016

2º Conselho Diretor

Thiago Dias

Diretora de Relações Institucionais

Fernando de Souza Coelho

Diretor Vice-Presidente

Antonio Sérgio Araújo Fernandes

Diretor de Relações Internacionais

Leonardo Secchi

Diretor de Eventos

Clézio Saldanha dos Santos

Diretor Administrativo-Financeiro

Marco Aurélio Ferreira

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2014-2016

2016-2018

3º Conselho Diretor

Eliane Salete Filippim

Diretora de Relações Institucionais

Thiago Dias

Diretor Vice-Presidente

Leonardo Secchi

Diretor de Relações Internacionais

James Batista Vieira

Diretor de Eventos

Hironobu Sano

Diretor Administrativo-Financeiro

Marco Aurélio Marques Ferreira

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2016-2018

2018-2020

4º Conselho Diretor

Claudia Souza Passador

Diretora de Relações Institucionais

James Batista Vieira

Diretor Vice-Presidente

Hugo Marco Consciência Silverstre

Diretor de Relações Internacionais

Lindomar P. Silva

Diretor Administrativo-Financeiro

Caio César Medeiros Costa

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2018-2020

Gestão 2020-2022

A atual diretoria foi eleita e empossada no dia 11/11/2020 durante o
VII Encontro Brasileiro de Administração Pública, com a proposta de
implementar o Plano de Gestão 2020-2022.

Relatório Anual de Gestão 2021

Leonardo Secchi

Diretor Presidente

UDESC

Caio Cesar de Medeiros Costa

Diretor Vice-Presidente

UnB

Lindijane de Souza Bento Almeida

Diretora de Relações Institucionais

UFRN

Temístocles Murilo Oliveira Júnior

Diretor Administrativo Financeiro

CGU/ICMBio

Claudio Gonçalves Couto

Diretor de Relações Internacionais

EAESP/FGV

Karina Furtado Rodrigues

Diretora de Comunicação

ECEME

Marcelo Marchesini da Costa

Diretor de Publicações

INSPER

Tamiris Cristhina Resende da Silva

Diretora de Fomento, Mobilização e Inovação

UFJF e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Gilberto da Mata

Secretário Executivo

SBAP

2020-2022

5º Conselho Diretor

Leonardo Secchi

Diretor Presidente

UDESC

Lindijane de Souza Bento Almeida

Diretora de Relações Institucionais

UFRN

Marcelo Marchesini da Costa

Diretor de Publicações

INSPER

Caio Cesar de Medeiros Costa

Diretor Vice-Presidente

UnB

Claudio Gonçalves Couto

Diretor de Relações Internacionais

EAESP/FGV

Gilberto da Mata

Secretário Executivo

SBAP

Temístocles Murilo Oliveira Júnior

Diretor Administrativo Financeiro

CGU/ICMBio

Karina Furtado Rodrigues

Diretora de Comunicação

ECEME

Tamiris Cristhina Resende da Silva

Diretora de Fomento, Mobilização e Inovação

UFJF e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Conselho Fiscal – 2020-2022

O Conselho Fiscal é órgão consultivo que tem como objetivo manter a accountability financeira e contábil do Conselho Diretor da SBAP. É composto por três membros eleitos

Conselho Fiscal – 2020-2022

O Conselho Fiscal é órgão consultivo que tem como objetivo manter a accountability financeira e contábil do Conselho Diretor da SBAP. É composto por três membros eleitos.

CONSELHO CONSULTIVO 2021-2022

O Conselho Consultivo é órgão de assessoramento ao Conselho Diretor, que tem como função a emissão de parecer e orientações sobre decisões estratégicas da SBAP. É composto por até 25 membros indicados pelo Conselho Diretor.

CONSELHO CONSULTIVO 2021-2022

O Conselho Consultivo é órgão de assessoramento ao Conselho Diretor, que tem como função a emissão de parecer e orientações sobre decisões estratégicas da SBAP. É composto por até 25 membros indicados pelo Conselho Diretor.

2022-2024

6º Conselho Diretor

Eduardo Grin

Diretora de Relações Institucionais

Marcelo Marchesini da Costa

Diretor de Publicações

Cláudia Passador

Diretora Vice-Presidente

Maria Alejandra

Diretora de Relações Internacionais

Temístocles Murilo Oliveira Júnior

Diretor Administrativo Financeiro

Liliane Furtado

Diretora de Comunicação

Daniel Caldeira

Diretor de Fomento, Mobilização e Inovação

Conselho Fiscal – 2022-2024

O Conselho Fiscal é órgão consultivo que tem como objetivo manter a accountability financeira e contábil do Conselho Diretor da SBAP. É composto por três membros eleitos.