Promovendo a produção de conhecimento relevante em Administração Pública no Brasil

Histórico

A Sociedade Brasileira de Administração Pública foi fundada em 9 de agosto de 2013, durante o I Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Após um mês de fundação, a SBAP foi apresentada, no dia 9 de setembro de 2013, para a comunidade acadêmica de Administração/Gestão Pública durante o XXXVII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro/RJ, momento em que recebeu adesão de muitos pesquisadores e práticos como cofundadores da instituição.

 

Histórico

A Sociedade Brasileira de Administração Pública foi fundada em 9 de agosto de 2013, durante o I Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Após um mês de fundação, a SBAP foi apresentada, no dia 9 de setembro de 2013, para a comunidade acadêmica de Administração/Gestão Pública durante o XXXVII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro/RJ, momento em que recebeu adesão de muitos pesquisadores e práticos como cofundadores da instituição.

 

Desde 2013, a SBAP tem realizado diversas atividades para promoção da Administração Pública como disciplina autônoma e para a geração e disseminação de conhecimento teórico e aplicado na área. Entre as realizações da SBAP estão:

  • Realização de oito edições do Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) e três edições do Fórum de pós-graduação e periódicos de Administração Pública.
  • Reconhecimento da área de Administração Pública na CAPES/Ministério da Educação, que passou a ser chamada de “Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo”,
  • Participação nas avaliações quadrienais de revista científica da área (Qualis/CAPES)
  • Publicações SBAP/ENAP, co-edição de edições especiais para revistas científicas
  • Participação e representação em eventos internacionais como: CLAD, GIGAPP, ICPP, IASIA, e eventos nacionais ANPAD, ENPP, ENECP, ENECAP, ENAPEGS, ANPOCS.
  • Apoio institucional a iniciativas do Campo de Públicas: Programa de Residência em Gestão Municipal, Prêmio Espírito Público, 2º Prêmio Município Sustentável, Observatório da Reforma Administrativa.

2013-2014

Conselho Diretor Fundador

Fernando de Souza Coelho

Diretor de Relações Institucionais

Frederico Lustosa da Costa

Diretor Vice-Presidente

Paulo Carlos du Pin Calmon

Diretor de Relações Internacionais

Leonardo Secchi

Diretor de Eventos

Clézio Saldanha dos Santos

Diretor Administrativo-Financeiro

Antonio Sérgio A. Fernandes

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2013-2014

2014-2016

2º Conselho Diretor

Thiago Dias

Diretora de Relações Institucionais

Fernando de Souza Coelho

Diretor Vice-Presidente

Antonio Sérgio Araújo Fernandes

Diretor de Relações Internacionais

Leonardo Secchi

Diretor de Eventos

Clézio Saldanha dos Santos

Diretor Administrativo-Financeiro

Marco Aurélio Ferreira

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2014-2016

2016-2018

3º Conselho Diretor

Eliane Salete Filippim

Diretora de Relações Institucionais

Thiago Dias

Diretor Vice-Presidente

Leonardo Secchi

Diretor de Relações Internacionais

James Batista Vieira

Diretor de Eventos

Hironobu Sano

Diretor Administrativo-Financeiro

Marco Aurélio Marques Ferreira

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2016-2018

2018-2020

4º Conselho Diretor

Claudia Souza Passador

Diretora de Relações Institucionais

James Batista Vieira

Diretor Vice-Presidente

Hugo Marco Consciência Silverstre

Diretor de Relações Internacionais

Lindomar P. Silva

Diretor Administrativo-Financeiro

Caio César Medeiros Costa

Diretor de Publicações e Comunicação

Conselho Fiscal – 2018-2020