Governança



A SBAP é uma associação civil sem fins lucrativos, registrada conforme o art. 53 e se-
guintes do Código Civil Brasileiro, composta pelas seguintes unidades.

Assembleia Geral


É a instância máxima da SBAP, sendo composta pelos sócios que estejam em dia com suas obrigações sociais, competindo a ela eleger o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal, apreciar a prestação de contas, decidir sobre alterações do estatuto, dentre outras competências.

Conselho Diretor


É a instância gerencial da associação.

Presidência é responsável por representar a SBAP, coordenar suas iniciativas, decidir sobre a pauta de reuniões da Assembléia Geral e fazer cumprir o estatuto.

Vice-Presidência é responsável por promover a relação da SBAP com as instituições de ensino superior, os programas de pós-graduação, os centros, institutos e grupos de pesquisas, bem como os órgãos de regulação e fomento da pós-graduação, além de substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos.

Diretoria de Administração e Finanças é responsável por exercer a gestão administrativa, financeira, contábil e patrimonial da SBAP, além de também promover a movimentação das contas bancárias da associação.

Diretoria de Relações Institucionais é responsável por promover a relação entre a SBAP e os órgãos e entidades governamentais, os órgãos de representação de classes e as organizações não governamentais.

Diretoria de Relações Internacionais é responsável por promover a relação da SBAP com organismos e agências internacionais.

Diretoria de Publicação e Comunicação é responsável por promover a comunicação e as políticas de disseminação de conhecimento.

Diretoria de Eventos é responsável por promover os eventos da SBAP.

Conselho Fiscal


É a instância responsável por examinar os livros de escrituração e opinar sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e fiscal da associação.

Conselho Consultivo


É a instância de aconselhamento do Conselho Diretor, cabendo-lhe emitir parecer sobre os assuntos que lhe forem submetidos à apreciação.

Excelência

Transparência

Integridade

Cooperação