Entre os dias 05 e 07 de outubro de 2022 será realizado o IX Encontro Brasileiro de Administração Pública, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em São Paulo-SP (FGV/EAESP). Toda a comunidade profissional e acadêmica da área de Administração Pública está convidada a participar do IX EBAP, que neste ano ocorrerá em modo semipresencial, logo o participante poderá se inscrever em um dos dois tipos de modalidades: participação presencial ou participação virtual.

O Comitê Organizador do IX EBAP se resguarda no direito de reformular as diretrizes estabelecidas neste edital para o bem do cumprimento legal das medidas sanitárias implementadas no Brasil devido à pandemia causada pela Covid-19.

Agenda Governamental de Estado: refletindo proposições para o Brasil

A pandemia provocada pela Covid-19 afetou todos eixos fundamentais da Administração Pública no Brasil, e isso dificultará a definição de uma agenda de governo pois vários problemas públicos antes periféricos passaram a se tornar centrais. Logo, a crise sanitária expôs fragilidades ambientais, sociais, econômicas e políticas que, em geral, são importantes para o país. Portanto, quais problemas devem ser priorizados nesse momento pós-crise? quais as possíveis soluções para os diferentes problemas públicos? 

Some-se ainda, a importância da formação de alianças políticas diante de uma multiplicidade de partidos políticos no Brasil. O desafio dos grupos políticos é aliar diferentes interesses em torno de um objetivo comum, superar a crise sanitária, retomar o desenvolvimento em suas dimensões social, ambiental e econômica. Portanto, como as negociações políticas estabelecerão alianças rumo à formação de uma agenda de governo?

E nesse mesmo diapasão, a sociedade civil, principal beneficiada – ou prejudicada – pela agenda de governo, também exerce seu poder de pressão por meio de instâncias de participação. Nesses locais, a sociedade estabelecerá suas prioridades, sobretudo, as mais sensíveis ao seu cotidiano, que, atualmente, perpassam carências na saúde pública e dilemas econômicos como desemprego e redução do poder de compra, mas também demandas sociais, ambientais, culturais e outras. Considerando esse contexto, o IX EBAP buscará no conjunto de suas discussões apontar aspectos que auxiliem a pesquisadores, estudiosos e técnicos e praticantes (practioners) a construírem uma agenda de Estado para o Brasil. O evento será realizado nos dias 05 a 07 de outubro de 2022, na cidade de São Paulo, na Escola de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) em modalidade semipresencial.

Na programação do evento terão conferências, mesas redondas, grupos de trabalho. E nesta edição, serão ofertadas oficinas para o treinamento de ferramentas utilizadas na prática da Administração Pública.
Assim, esta chamada apresenta os requisitos para a admissão de novos Grupos de Trabalho, aponta os já existentes e oferece o cronograma dos prazos do evento, bem como as diretrizes básicas para submissão.

AGENDA

DOCUMENTOS

Edital IX EBAP (2022) – DOWNLOAD

APÊNDICE A – Template para Artigo – DOWNLOAD

APÊNDICE B – Template para Relato Técnico – DOWNLOAD

APÊNDICE C – Template para Casos de Ensino – DOWNLOAD

Template de apresentação de trabalho aprovado – DOWNLOAD

LOCALIZAÇÃO

APOIO