Nota de pesar pelo falecimento do professor Gileno Fernandes Marcelino

A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) lamenta profundamente o falecimento do professor Gileno Fernandes Marcelino, ocorrido no último sábado, 9 de agosto, aos 86 anos, em Brasília.

Professor Gileno foi responsável pela criação e direção inaugural da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Universidade de Brasília (UnB), instituição na qual recebeu o título de professor emérito e integrou o Conselho Diretor. Sua trajetória acadêmica incluiu ainda atividades docentes na Faculdade de Economia e Administração (FEA) e na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), bem como experiência internacional como professor visitante na Kellogg School of Management, da Northwestern University, em Chicago.

Na esfera governamental, exerceu a função de secretário-geral da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República (SEDAP), participando ativamente das reformas e da modernização da gestão pública no período de transição para a democracia. Contribuiu decisivamente para a criação da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e para a fundação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O velório está marcado para esta segunda-feira, 11 de agosto, das 15h às 17h, na Capela 6 do Campo da Esperança, em Brasília, seguido da cerimônia de cremação às 17h15.

A SBAP manifesta sua solidariedade e envia condolências à família, aos amigos e à comunidade acadêmica, reconhecendo o legado de excelência e compromisso do professor Gileno com a administração pública brasileira.

Publicado em: 11/08/2025

Últimas notícias

PRÊMIO SBAP 2026 – TESES &...

Leia mais

Sbap abre chamada de trabalhos para...

Leia mais

SBAP convoca Assembleia Geral Ordinária para...

Leia mais

Nota de pesar pelo falecimento do...

Leia mais

Já enviou seu RESUMO para o...

Leia mais

NOTA DE APOIO À DEMOCRACIA NO...

Leia mais