Promovendo a produção de conhecimento relevante em Administração Pública no Brasil

Eventos

X EBAP: Inovação na Administração Pública é criar valor para a sociedade

Em 2023, O X Encontro Brasileiro de Administração Pública, com o tema “Inovação na Administração Pública é criar valor para a sociedade”, ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2023, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília-DF, Brasil. Toda a comunidade profissional e acadêmica da área de Administração Pública está convidada a participar do X EBAP, que neste ano ocorrerá em modo híbrido, logo o participante poderá se inscrever em um dos dois tipos de modalidades: participação presencial ou participação virtual..

IX EBAP: Agenda Governamental de Estado: refletindo proposições para o Brasil

Entre os dias 05 e 07 de outubro de 2022 foi realizado o IX Encontro Brasileiro de Administração Pública, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em São Paulo-SP (FGV/EAESP).

A pandemia provocada pela Covid-19 afetou todos eixos fundamentais da Administração Pública no Brasil, e isso dificultará a definição de uma agenda de governo pois vários problemas públicos antes periféricos passaram a se tornar centrais. Logo, a crise sanitária expôs fragilidades ambientais, sociais, econômicas e políticas que, em geral, são importantes para o país. Portanto, quais problemas devem ser priorizados nesse momento pós-crise? quais as possíveis soluções para os diferentes problemas públicos?

Some-se ainda, a importância da formação de alianças políticas diante de uma multiplicidade de partidos políticos no Brasil. O desafio dos grupos políticos é aliar diferentes interesses em torno de um objetivo comum, superar a crise sanitária, retomar o desenvolvimento em suas dimensões social, ambiental e econômica. Portanto, como as negociações políticas estabelecerão alianças rumo à formação de uma agenda de governo?

E nesse mesmo diapasão, a sociedade civil, principal beneficiada – ou prejudicada – pela agenda de governo, também exerce seu poder de pressão por meio de instâncias de participação. Nesses locais, a sociedade estabelecerá suas prioridades, sobretudo, as mais sensíveis ao seu cotidiano, que, atualmente, perpassam carências na saúde pública e dilemas econômicos como desemprego e redução do poder de compra, mas também demandas sociais, ambientais, culturais e outras. Considerando esse contexto, o IX EBAP buscará no conjunto de suas discussões apontar aspectos que auxiliem a pesquisadores, estudiosos e técnicos e praticantes (practioners) a construírem uma agenda de Estado para o Brasil. O evento será realizado nos dias 05 a 07 de outubro de 2022, na cidade de São Paulo, na Escola de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) em modalidade semipresencial.

VIII EBAP: Administração Pública e os Desafios para a próxima década

A Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) tem a satisfação de lançar a chamada para o VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública, o EBAP, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com o tema “Administração Pública e os Desafios para a próxima década: diagnósticos, propostas e análises”, o evento será realizado nos dias 03 a 05 de novembro de 2021, na cidade de Brasília, em modalidade virtual. Acesse o site e tenha acesso ao edital, datas importantes e formas de participação: https://www.idp.edu.br/ebap2021/

VII EBAP: 11 e 13 de Novembro de 2020 (modalidade virtual)

O VII Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) reconhece a necessidade de transformação da gestão no setor público brasileiro. O modelo tradicional que predominou ao longo do século XX vem sendo substituído, desde a redemocratização, por formas mais transparentes, participativas e orientadas ao cidadão. Esta não é uma simples reforma ou mudança de estilo, mas uma transformação radical no papel do Estado em sua relação com a sociedade.

Devido a pandemia, esta foi a primeira edição do EBAP em modalidade virtual, entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2020. Site do evento: http://ebap.sbap.org.br/

VI EBAP: A Administração Pública que o Brasil precisa

Com o tema “A Administração Pública que o Brasil precisa”, a SBAP uniu pesquisadores, práticos e interessados no VI Encontro Brasileiro de Administração Pública nos dias 6 e 7 de junho de 2019 em Salvador na Bahia – Brasil.


A organização dessa edição esteve sob responsabilidade da Diretoria de Eventos da SBAP na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

V EBAP: Governança, Accountability e Participação Social

Nos dias 13 e 14 de junho de 2016 foi realizado em Viçosa/MG, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o V Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP). Foi à primeira edição de um EBAP que obteve o apoio de uma agência de pesquisa estadual (FAPEMIG), bem como o primeiro evento da SBAP que propiciou um fast track em periódicos (nas revistas APGS/UFV, CGPC/FGV-SP e EAS/UFF) para os melhores trabalhos de cada GT e reconheceu com um prêmio os melhores avaliadores.

A conferência de abertura foi realizada pelo pesquisador Álvaro Ramírez-Alujas, fundador do GIGAPP, que abordou o tema Governo Aberto e Modernização da Gestão Pública. Em adição, este EBAP, ineditamente, teve em sua programação científica uma sessão com representantes de organizações públicas – com o IMAP, a Marinha e o TCE-RS. O evento reuniu cerca de 225 participantes, e todos os inscritos receberam a carteira de associado da SBAP para a anuidade entre 2018/2-2019/1.

IV EBAP: A Construção da Administração Pública no Século XXI

Nos dias 24 e 25 de maio de 2016 foi realizado em João Pessoa/PB, no campus da UNIPÊ, o IV Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), organizado pela Diretoria de Eventos da SBAP em parceria com a UFPB, o UNIPÊ, a UFCG, a UEPB e o IFPB. Foi a primeira edição do EBAP que obteve apoio financeiro da CAPES, bem como o primeiro evento da SBAP que teve submissões/apresentações de trabalhos, distribuídos por cinco GTs. O evento recebeu em torno de 250 artigos e aprovou 79 papers para apresentação no congresso e publicação nos anais.

A conferência de abertura foi realizada por Gregório Montero Montero, secretário do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), que abordou a Construção da Administração Pública no Século XXI. Ineditamente, em sua programação científica exposições da coordenadora de área da CAPES, da coordenadora da Divisão Acadêmica de Administração Pública da ANPAD e do diretor de pesquisa e comunicações da ENAP. O evento reuniu cerca de 300 participantes e todos os inscritos receberam a carteira de associado da SBAP para o período 2017-2018.

Cartaz A3 SBAP 2016 (2)

III EBAP: Caminhos e Desafios

Nos dias 11 e 12 de maio de 2016 foi realizado em Florianópolis/SC, na Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade Estadual de Santa Catarina (ESAG/UDESC), o IIII Encontro Brasileiro de Administração Pública. A proposta do evento foi de discutir os avanços para a institucionalização da Administração/Gestão Pública no Brasil, tanto como campo de ensino e pesquisa, como área de prática profissional, aproximando acadêmicos e practitioners na busca de caminhos para os desafios contemporâneos da gestão de políticas públicas no país.

O III EBAP, igualmente, buscou o início de internacionalização da SBAP, com a presença de dois renomados docentes internacionais na programação científica. A conferência de abertura foi realizada pelo Prof. Frank Fischer, do board da IPPA e pesquisador da Rutgers University, e uma das mesas temáticas contou também com a exposição do Prof. Charles David Crumpton (University of Maryland). Em adição, este EBAP, pioneiramente, promoveu uma mesa redonda da Diretoria da SBAP com a Diretoria da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP). O evento reuniu cerca de 100 participantes, incluindo professores, estudantes de pós-graduação e gestores públicos de 10 estados brasileiros.

Durante a realização do evento foi realizada a eleição da terceira diretoria da SBAP.

II EBAP: Interlocuções entre Academia e o Governo do Brasil: Entre o Saber e o Fazer

Nos dias 11 e 12 de junho de 2015 foi realizado em Natal/RN, no CCSA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o II Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP). A temática do evento discutiu as interlocuções entre a academia de Administração/Gestão Pública e o governo brasileiro. A programação científica contou com os diretores da SBAP, alguns professores/pesquisadores da comunidade acadêmica e representantes do setor público da ENAP, ESAF, CONSAD, ANESP e Ministério da Integração Nacional.

 
I EBAP: A Organização da Área de Administração Pública no Brasil
 

Nos dias 8 e 9 de agosto de 2013 foi realizado em Natal/RN, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o I Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP). As discussões abordaram a Administração Pública como campo disciplinar, com identidade própria, e sua relevância para a formação acadêmica e exercício profissional na gestão pública brasileira, nos contextos dos sistemas e organizações governamentais, assim como nas suas relações com a sociedade.

Tratou-se de um evento de pequeno porte, de iniciativa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP) da UFRN, reunindo alguns ex-coordenadores e líderes de tema da Divisão Acadêmica de Administração Pública da ANPAD, alguns coordenadores e docentes de cursos de mestrados em Adm./Gestão Pública, alguns scholars convidados pelo PPGP e representantes de alguns órgãos públicos como a CGU.

Em linhas gerais, a intenção do I EBAP foi de aproximar alguns professores/pesquisadores da área de Administração Pública (AP) do Brasil para promover um profícuo debate sobre os rumos do ensino e da pesquisa da AP no país, refletindo sobre: a especificidade da produção acadêmica, a avaliação institucional da pós-graduação, os meios de divulgação/publicação científica e a interlocução da academia com o setor público nacional.