“Esta é a minha história”

Relato de experiência de resgate da memória organizacional no Senado Federal sob a perspectiva de análise dos vínculos afetivos com o trabalho.

Autores

  • Paulo Ricardo dos Santos Meira Senado Federal
  • Srª Ilana Trombka Senado Federal

Palavras-chave:

Identidade Memória Organizacional. Senado Federal. Vínculos Afetivos no Trabalho.

Resumo

O presente relato da experiência “Esta é a Minha História”, de resgate da memória de servidores aposentados do Senado Federal, com análise dos vínculos afetivos com o trabalho, identidade pessoal x profissional e da preservação da memória organizacional. O método é de análise documental, a partir de dispositivos institucionais e da obra em si. A análise sugere que a ação se configura em um bom exemplo de preservação de memória organizacional no setor público. Foram identificadas as etapas de socialização, externalização e combinação do modelo dinâmico de criação do conhecimento, e que a iniciativa gerou um sentimento de pertencimento a um público que antes recebia pouca atenção da Administração, em uma construção de identidade pessoal e ao mesmo tempo coletiva. A contribuição do relato é metodológica, a partir de detalhamento de ações que podem servir de inspiração a iniciativas de outras instituições públicas, na valorização de seu corpo funcional aposentado.

Biografia do Autor

Srª Ilana Trombka, Senado Federal

Ilana Trombka

Doutoranda em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especializada em Direito Legislativo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), graduada em Relações Públicas (PUCRS) e Diretora-Geral do Senado Federal.

E-mail:  trombka@senado.leg.br  

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT 6 Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas e Comportamento Org...