Envelhecer na cidade de São Paulo. Um olhar sobre territórios centrais e periféricos e as desigualdades sociais enfrentadas na velhice

Autores

  • Michele Alves Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

envelhecimento; idosos; são paulo; territórios centrais; periferia.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar como os impactos da territorialização e de outros aspectos sociais, tais como renda e acesso a políticas públicas, impactam no envelhecimento dos habitantes da cidade de São Paulo.

A coleta e análise dos dados foi feita em dois eixos. O primeiro eixo com um olhar regional, justifica a escolha do estado e da cidade de São Paulo para a análise de envelhecimento da população. O segundo eixo se destina a analisar os indicadores relacionados a envelhecimento e qualidade de vida dos habitantes da cidade de São Paulo, numa análise comparativa entre territórios centrais e periféricos.

Os dados levantaram apontaram o quanto fatores como renda e raça impactam nos melhores indicadores de qualidade de vida da população idosa, assim como no aumento da expectativa de vida da população ao nascer e na expectativa de vida da população idosa.

Biografia do Autor

Michele Alves, Fundação Getulio Vargas

Mestranda em Administração Pública e Governo na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2017. Membro do grupo de pesquisa Administração e Planejamento em saúde, da Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT12 Gestão social, poder local e desenvolvimento territorial