Um instrumento para avaliação dos auxílios financeiros de Assistência Estudantil, por meio do olhar dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave:
Assistência Estudantil., Avaliação, PNAESResumo
O presente estudo objetivou propor um modelo de avaliação das ações, entregues aos estudantes através de recursos financeiros, na assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria. Tratou-se como uma pesquisa descritiva, quantitativa e estudo de caso, para construção do instrumento de pesquisa foi realizada uma pesquisa sobre as ações de AE da UFSM, modelos de avaliação de serviços e modelos de avaliação do PNAES já existentes. Os resultados apontam, de forma geral, que os discentes percebem o alcance dos objetivos do PNAES quanto às bolsas e auxílios, os menores índices referem-se à quantidade e valor, as principais diferenças de média são quanto a renda dos estudantes em comparação com os fatores após AFE. O instrumento final poderá ser aplicado em outras IES, podendo ser utilizado como apoio à tomada de decisões da gestão e também como incentivo à participação e regulação dos beneficiários do programa.