A Formação de Docentes nos Programas de Pós-Graduação em Administração

Autores

  • Diego Russowsky Marçal UFSM
  • Karine Cecilia Finatto Begnini
  • Estela Maris Giordani

Palavras-chave:

Administração, Formação docente, Programas de Pós-Graduação

Resumo

A formação docente é um tema que instiga a reflexão e o confronto dos princípios com a vivência destes. A pesquisa
documental qualitativa trouxe reflexões da relação entre teoria e prática na formação de docentes nos Programas de PósGraduação em Administração, encontrando 27 Instituições Federais de Ensino Superior que ofertam Mestrado e destas
17 ofertam Doutorado. Analisando os dados de como acontece a formação docente na pós-graduação usando indicadores:
carga horária total de disciplinas pedagógicas, formação dos docentes que ministram, obrigatoriedade destas disciplinas
e sobre o estágio em docência. Os dados demonstram preponderância das disciplinas específicas da formação do
Administrador e quando ofertada, uma disciplina de formação para a docência, possui dois ou quatro créditos, contudo
em sua maioria os Mestrados e Doutorados encontrados, oportunizam os seus discentes realizar o estágio docente.
Evidenciou-se que existe a preparação pedagógica na Pós-Graduação stricto sensu, porém não a formação do docente
Administrador.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 23 Experiências na Administração Pública: diálogos entre Acadêmicos e Prát