CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

O COMPLIANCE BASEADO NOS RISCOS DAS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO, SELEÇÃO DO FORNECEDOR E GESTÃO DE CONTRATOS

Autores

  • Dalton Tria Cusciano Fundacentro/Ambra University
  • Marcelo Ambra University

Palavras-chave:

Controle Interno, Compliance, Integridade, Compras Públicas., Avaliação de Riscos

Resumo

As compras governamentais possuem papel estratégico para tornar possível a prestação dos serviços públicos e, por conta disso, movimentam vultuosos recursos financeiros do Estado, razão pela qual tem por objetivo o presente artigo compreender a estruturação de um processo de avaliação de riscos que assegure práticas e controles internos impulsionadores de ambientes íntegros e confiáveis para as contratações públicas, Foi realizado um estudo de caso com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, tendo por parâmetro o Acórdão nº 1.321/2014 – TCU – Plenário. O problema de pesquisa que guiou o trabalho foi: Qual percentual dos riscos residuais dos subprocessos ficaram abaixo do índice de risco máximo utilizado como paradigma, correspondente a NR=8,0? A hipotése é de que mais da metade dos riscos residuais dos subprocessos ficaram abaixo do índice de risco máximo utilizado como paradigma, correspondente a NR=8,0, tendo esta sido confirmada.

Biografia do Autor

Dalton Tria Cusciano, Fundacentro/Ambra University

Pós-doutorado pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research da Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria. Doutor em Administração Pública e Governo, Mestre em Direito e Desenvolvimento e Bacharel em Direito, todos pela FGV/SP. Exerce a função de Corregedor na Fundacentro/Ministério do Trabalho e Previdência e de Professor da Ambra University.

Marcelo, Ambra University

Mestre pela Ambra University.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 5 Governança em gestão de riscos e integridade na administração pública