Ensino de Filosofia nos Cursos de Graduação em Administração Pública

Autores

  • Sandro Trescastro Bergue Escola Superior de Gestão e Controle / TCE RS

Palavras-chave:

Administração e gestão pública, Ensino de Filosofia, Formação em Administração Pública, Ética

Resumo

Aborda o ensino de filosofia na formação de graduação em administração pública, tendo como objetos de análise os projetos pedagógicos e os planos de ensino das correspondentes disciplinas. Examina ementas, conteúdos programáticos e bibliografia em um recorte de 10 casos de Instituições de Ensino Superior Públicas da região sul do Brasil, totalizando 13 ofertas de cursos com 12 componentes curriculares relacionados à filosofia. No estudo exploratório-descritivo verificou-se a ênfase no estudo da história da filosofia em detrimento do exercício do fazer filosófico e uma concentração de disciplinas e conteúdo no ramo da ética, além bibliografias pouco identificadas com o contexto da administração pública. Ainda que haja uma oferta superior à observada em estudos internacionais, como contribuição para o aperfeiçoamento das práticas didáticas, revela-se amplo espaço para o repensar dos documentos examinados em relação aos parâmetros fixados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e para a produção de materiais didáticos específicos para a adminisração pública.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT14 Estudos teóricos, históricos e comparados em Adm. Pública