Dinâmica de implementação do programa nacional de cantina escolar em Guiné-Bissau

Autores

  • Ivandro Marcos Dju Universidade Federal de Viçosa
  • Alan Ferreira de Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Samuel Soares da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Cantina Escolar, Políticas Públicas, Agricultura, Guiné-Bissau

Resumo

Com o pressuposto de que a alimentação escolar pode promover a saúde dos alunos e melhorar a qualidade da educação, o objetivo do artigo é analisar o processo de implementação do Programa Nacional de Cantina Escolar (PNCE) e a inserção da agricultura familiar no fornecimento de alimentos a escolas rurais da região de Tombali em Guiné Bissau, um dos países com maior concentração de pobreza extrema do mundo. Foi possível constatar quais atores estão envolvidos e como se interagem na execução do Programa com o atendimento das exigências do Decreto-Lei nº1/2019, assim como o papel da Associação dos agricultores familiar no fornecimento os gêneros alimentícios às escolas públicas na região estudada. Com base nos resultados foi possível concluir que existem dificuldades tanto na operacionalização conjunta dos atores envolvidos, quanto à comercialização de produtos da agricultura familiar e na interação entre o poder público e agricultores familiares.

Biografia do Autor

Samuel Soares da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Administração,em 2012,pela Universidade Federal de Pernambuco, cursei a especialização MBA em Gestão Pùblica pela Unopar, em 2016, e atualmente sou mestrando do programa de pós-graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste-MGP, pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

11/30/2022