Uma Reflexão sobre entraves nas Relações Institucionais na Socioeducativa em Minas Gerais

Autores

  • Marina Castro Firmo UFMG

Palavras-chave:

Relações Institucionais, Sistema Socioeducativo, Entraves institucionais, Políticas Públicas, Segurança Pública

Resumo

O artigo analisa a execução de medidas socioeducativas no Estado de Minas Gerais, enfatizando as relações entre as instituições envolvidas e buscando identificar alguns entraves institucionais na implementação de política pública. Assim, buscou-se compreender as questões histórico-culturais que envolviam essas relações, por meio de pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que, de maneira geral, as instituições não compreendem umas as outras. Dessa forma, há maior dificuldade no processo, desde atraso nas demandas até o sentimento de desvalorização dos profissionais. Essa noção negativa foi apreendida desde o período da “Doutrina de Situação Irregular”, na qual a situação social do adolescente determina quem ele é. Considerando tais dificuldades, é imprescindível que as instituições e seus agentes dialoguem, sejam responsáveis por suas atitudes e tornem-se um exemplo para os socioeducandos, além da necessidade da reeducação no que tange à percepção social em relação à criança e ao adolescente.

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Publicado

11/30/2022