Palavras-chave:
Desigualdade Social. Relações raciais. Interseccionalidade. Política Pública. Gênero.
Resumo
A desigualdade social impacta a vida de milhões de brasileiros e nos últimos anos se tornou uma crise humanitária mundial. O objetivo do estudo é identificar os capitais de Bourdieu presentes no cotidiano de estudantes universitárias, negras e brancas, por meio da proposição de um modelo construído por Fraga (2020). A partir de uma pesquisa descritiva e qualitativa com 22 estudantes em uma universidade privada foi aplicado o modelo de análise de desigualdades por meio dos capitais de Bourdieu. Os achados demonstram que estudantes negras tem déficit de capital econômico (100%), todas usam ações afirmativas, comparado a 73% das estudantes brancas. Não foi identificado o capital simbólico para as estudantes negras e somente algumas das estudantes brancas possuem este capital. Percebe-se interseccionalidade de raça a por meio do sexo/gênero e classe social, estando as estudantes negras em situação díspares das brancas em alguns capitais.
Biografia do Autor
CLÁUDIA Aparecida Avelar Ferreira, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Administradora Hospitalar, Doutora em Administração.Administradora no Grupo Hospitalar Conceição. Docente na Faculdade de Ciências da Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (FaCS-GHC).
Marinette Santana Fraga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutora em Administração pela PUC Minas. Mestre em Ciências Contábeis pela FVC . Bacharel em Administração pelo Instituto Católico de Minas Gerais, Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto Católico de Minas Gerais. Docente adjunto do ensino superior na Universidade Federal de Juiz de Fora - campus Governador Valadares.Produção científica na área de Administração e Ciências Contábeis, com ênfase em gestão social, controladoria, sustentabilidade e saúde financeira.NUPEGS - Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/PPGA-PUC Minas
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve seu Pós-Doutoramento no Programa de Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), estudando a relação de organizações dos catadores de materiais recicláveis com atores do Estado, mercado e sociedade civil na governança urbana.
Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas. Coordenadora do GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora sobre administração e estudos organizacionais pela PUC MINAS