INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO NO BRASIL

Autores

  • ANGELA ROBERTA LEITE UFPR
  • Bruno Martins Gomes UFPR
  • Magnus Luiz Emmendoerfer UFV
  • Marcos Paulo Fuck UFPR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apreender como a inovação se manifesta nas políticas públicas de turismo, com um enfoque no governo federal. Para tanto, foi realizada uma coleta e análise de documentos relativos à atuação governo federal nos últimos cinco anos vinculados à inovação. Dentre as ações do governo federal se destacam a adoção no Plano Nacional de Turismo 2018-2022 da diretriz intitulada “Incentivo à Inovação” assim como da linha de atuação relacionada ao desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes. Tem-se ainda a criação do Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo e da Câmara de Turismo 4.0. Conclui-se que as ações possibilitaram a criação de externalidade positivas que podem aumentar a competitividade das empresas turísticas do Brasil a partir de capacitações inovativas e de geração local de processos que estimulam o aprendizado, com o apoio do setor público na esfera estadual e municipal.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT7 Inovação e Empreendedorismo na Gestão Pública