Governança Pública: análise bibliométrica dos estudos da base WOS

Autores

Palavras-chave:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Resumo

A governança analisada na perspectiva da administração pública traz a New Public Management como principal influenciador das mudanças, e incorpora à gestão pública instrumentos derivados do setor privado. O objetivo deste estudo é analisar, sob a perspectiva teórica, a área de estudo de governança pública, fornecendo ao pesquisador um mapeamento sobre estudos importantes desenvolvidos nesta temática. Realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório na base de dados da Web of Science, utilizando como termo de busca “governance public”, no recorte temporal de 1995 a 2021. O mapeamento científico foi realizado por meio do pacote do software R e o complemento biblioshiny. Realizou-se ainda uma análise bibliográfica das principais evidências empíricas apontadas pela ferramenta no decorrer do estudo. Estas evidências apontaram a importância da participação dos usuários dos serviços, a integração dos stakeholders nas estruturas de governança visando decisões assertivas e participativas, pois modelos integrativos trazem maiores benefícios para a gestão pública.

Biografia do Autor

Ana Maria Heinrichs Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões, RS, Brasil. Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil.

Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO), participante do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Governança Pública, Inadimplência, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional e Finanças Comportamentais.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT14 Estudos teóricos, históricos e comparados em Adm. Pública