Múltiplas faces da mesma moeda

As diferentes formas de atuação da Controladoria-Geral da União na Atividade de Auditoria Interna Governamental no Brasil

Autores

  • Tiago Chaves Oliveira CGU

Palavras-chave:

Auditoria interna. Controladoria-Geral da União. Auditor interno.

Resumo

A atuação dos auditores internos governamentais no Brasil se dá de forma pedagógica, com auditorias ou de forma repressiva, com apurações, conforme construção elaborada por Pires (2009). Em função de sua independência profissional, os auditores internos governamentais têm a possibilidade de estabelecerem a forma com a qual exercem suas atribuições. Nesse contexto, este estudo explora as preferências dos auditores da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os dados analisados foram coletados por survey e por entrevistas com alguns dos principais gestores da área de auditoria interna da CGU.

Observou-se maior preferência geral por auditorias, com importantes diferenças de preferência entre auditores lotados em Regionais e auditores lotados em Brasília. Além disso, auditores mais experientes tem mais chances de preferir apurações.

Observou-se que as a causas do achado incluem o direcionamento histórico das Regionais ao combate à corrupção e as deficiências nos cursos de formação de novos servidores, entre outros incentivos institucionais.

Downloads

Publicado

11/30/2022