Coordenação Federativa na Política para Educação do Campoum estudo de caso no município de Marabá (Pará).

Autores

  • ABIGAIL DA SILVA BRITO
  • Diana Cruz Rodrigues

Resumo

O artigo visa analisar a coordenação federativa na política de educação do campo, em um estudo de caso no município de Marabá, no Pará. A educação do campo surgiu de processos cooperativos da sociedade civil organizada e Estado, com posterior iniciativa de coordenação pelo governo federal. O estudo de caso realizado foi de natureza exploratória, objetivando mapear as ações de educação do campo no município de Marabá, para evidenciar a atuação das diferentes esferas governamentais. Identificou-se a atuação de organizações das três esferas de governo implementando ações de educação voltadas para a população campesina no município. Porém, atualmente, a participação do governo federal na função de coordenação está declinando, com encerramento de apoio financeiro a ações e a extinção de instâncias deliberativas. A atuação estadual restringe-se à execução, sem exercer coordenação de ações no território. Depreende-se um cenário preocupante de fragmentação de ações e redução de incentivos para articulação local.Dados do 1º Autor

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Publicado

08/16/2021

Edição

Seção

GT 11 Federalismo, Regulação e Gestão de Políticas Sociais no Brasil