Parcerias entre escolas públicas e organizações privadas: um estudo de caso da Associação Parceiros da Educação na cidade de São Paulo

Autores

  • Daniela Nogueira Mendes Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

Educação pública, Implementação de políticas educacionais, Parceria público-privada, Terceiro setor

Resumo

A parceria público-privada entre unidades públicas de ensino e organizações privadas, com ou sem fins lucrativos, vem se apresentando cada vez mais como uma alternativa de enfrentamento dos desafios da educação básica pública. Para além das diferentes abordagens argumentativas que envolvem o tema, este trabalho pretende contribuir com a discussão acerca das parcerias público-privadas na área da educação básica. Partindo do princípio de que os desafios da educação no Brasil são vários e, nesse sentido, de que não há uma ação única para enfrentá-los, pretende-se apontar possíveis aspectos positivos e negativos dessas parcerias. Dessa forma, este trabalho consiste em um estudo de caso das parcerias firmadas entre a Associação Parceiros da Educação e escolas públicas da cidade de São Paulo. Além de pesquisa bibliográfica, o estudo se baseia em análises qualitativas realizadas a partir de entrevistas com os diferentes atores envolvidos nas parcerias entre as escolas e a organização. Conclui-se que, apesar das parcerias entre escolas públicas e organizações privadas contribuírem para a melhoria da qualidade, esse instrumento pode ampliar desigualdades já existentes nas redes de ensino. Nesse sentido, as parcerias público-privada na educação podem dar maior contribuição se aproveitadas para melhoria dos resultados em contextos escolares mais desafiadores, com foco na equidade.

Downloads

Publicado

11/30/2022