A transformação digital do governo na perspectiva do cidadão: uma netnografia de manifestações em mídias sociais

Autores

Palavras-chave:

Governo digital, Participação, Cidadão, Netnografia

Resumo

A transformação digital do governo não se limita à perspectiva do governo e nem ao uso da tecnologia em si; precisa considerar também a perspectiva dos cidadãos e os fatores sociais de interação. Diante disso, buscou-se analisar a participação dos cidadãos em discussões que permeiam a TDG realizadas em mídias sociais. Os dados foram coletados nos contextos realistas, in situ, de interação das plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, e analisados com o apoio do software Excel. Os resultados mostraram que as discussões sobre transformação digital do governo em mídias sociais são frequentes, que o Facebook foi a plataforma mais utilizada, que a interação entre os cidados é caracterizada por dimensões predominantemente positivas. Por fim, foi possível inferir que as mídias sociais são novos canais de formação de opinião pública, no qual os cidadãos assumem o papel de prossumidores de informação; isso implica numa necessidade de participação ativa do governo nesses espaços de discussão on-line, haja visto que a opinião pública pode ser alterada dependendo do contexto.

Biografia do Autor

Wender Rodrigues de Siqueira, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (2022), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), Pós Graduado (Lato Sensu) em Gestão Pública pela Universidade Federal de Goiás (2010), Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Goiás (2013) e em Administração pelo Centro Universitário UNA (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Catalão, onde também ocupa o cargo efetivo de Administrador. Atuou como Coordenador do Setor de Comunicação e Eventos da Regional Catalão/UFG (atual ASCOM/UFCAT) de 2007 a 2011. Foi premiado pelo Conselho Federal de Administração pela obtenção da 2ª colocação no Prêmio "Belmiro Siqueira" de Administração, na Modalidade Pós-Graduação Stricto Sensu, no ano de 2014. Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação digital do governo, valor público e planejamento estratégico.

Paulo Henrique de Souza Bermejo, Universidade de Brasília

Possui mestrado em Engenharia de Produção (área de concentração em Inteligência Aplicada) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado em Inovação pela Bentley University em Massachusetts/EUA e Certificação Executiva em Tecnologia e Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MiT). É professor associado da Universidade de Brasília e coordenador do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB. Atua como docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Brasília (UnB). Professor colaborador do Doutorado Profissional em Modelagem Computacional de Sistemas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui mais de 25 anos de experiência profissional exercendo funções nas áreas de gestão, tecnologia e de inovação empresarial. Seus principais interesses de pesquisa são Eficiência, Tecnologia, Inovação, Transformação Digital e Empreendedorismo. É autor/co-autor de 7 livros, 24 capítulos e 100 trabalhos publicados em revistas científicas e eventos especializados. Antes de iniciar como docente da UnB, Paulo Bermejo atuou como Assessor de Estratégia e Inovação na Secretaria Executiva do Ministério da Educação entre junho de 2015 a maio de 2016 e como docente da Universidade Federal de Lavras (2006-2016), onde acumulou a função de Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação (2009 a 2011). Foi bolsista de produtividade / Pesquisador mineiro FAPEMIG 2013-2015 e de Desenvolvimento Tecnológico e Científico do CNPq, categoria DTC-A 2016-2017.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT4 Governança, Governo Eletrônico e Transformação Digital