Conexão da Análise com a Avaliação de Políticas Públicas

mapeando o contexto institucional, político e ideacional do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

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Resumo

Este texto propõe que estudos avaliativos devem incorporar, como etapa prévia à Avaliação, a Análise do Contexto Institucional, Político e Ideacional (CIPI) que cerca a política ou programa em questão. A CIPI constitui-se em uma ponte entre a Análise e a Avaliação, trazendo o contexto em que se deu a proposição e implementação da política ou programa, o arcabouço institucional, principais atores envolvidos e as ideias e valores prevalecentes. Depois de apresentar a proposta metodológica da CIPI, emprega-se a mesma para analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola, descrevendo o contexto ideacional de seu surgimento, o arcabouço institucional construído e os atores envolvidos no processo.

Palavras Chaves: Avaliação de Políticas Públicas. Contexto Institucional, Político e Ideacional (CIPI). Política Educacional de Infraestrutura Escolar.

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Publicado

11/30/2022