A implementação da Gestão por Competências no âmbito da administração pública estadual: A experiência do Governo Mineiro com o Programa Transforma Minas

Autores

  • JULIANA APARECIDA SILVA DE OLIVEIRA IFET/ES

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar no âmbito da Gestão de Pessoas a implementação do Programa Transforma Minas no estado de Minas Gerais que instituiu a seleção de pessoas para os cargos do alto escalão do Governo com base no mérito e nas competências dos indivíduos. O processo seletivo é realizado através da análise curricular, teste de perfil e entrevista por competência. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão literária através de pesquisas bibliográficas e documentais que tiveram como objetivo apresentar uma visão consistente, sistematizada e abrangente dos conceitos de Administração Pública, Gestão de Pessoas no Setor Público, Gestão por Competências em Organizações Públicas e suas influências na prestação de serviços públicos, assim como apresentar as características do Programa Transforma Minas que modernizou a política de gestão de pessoas no estado e contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício dos cargos de chefia e direção do Poder Executivo mineiro.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 6 Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público