Arigó Digital

os desafios de modernizar o tradicional

Autores

  • Henrique Monachesi Tomaso Universidade Federal Fluminense
  • Thais Soares Kronemberger Universidade Federal Fluminense / Docente
  • Ana Claudia Pedrosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Plano Plurianual, Participação Social, Planejamento Governamental, Democracia Participativa

Resumo

Este caso de ensino aborda as inovações implementadas por Luis Roberto, secretário de planejamento do município de Arigó, direcionadas a reformular a metodologia de elaboração do Plano Plurianual (PPA) ao incluir uma etapa digital e participativa no planejamento municipal. Os conflitos somados as pressões políticas e sociais para o abandono da ferramenta digital foram muitos, sobretudo pela existência de práticas clientelistas e individualistas entre os líderes das associações de moradores e a gestão pública local. Nesse contexto, o secretário de planejamento e sua equipe procuram aperceiçoar o planejamento governamental por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, ao mesmo tempo em que tentam mitigar os conflitos para que a política participativa não seja descontinuada. A aplicação do caso está direcionada aos cursos de graduação no Campo de Públicas em disciplinas que abordem conteúdos sobre participação social, governo eletrônico, planejamento governamental e cultura política.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

´[CASO DE ENSINO] GT15 Casos de ensino na Adm. Pública