A eficiência no setor público: Uma análise das publicações cientificas nacionais

Autores

  • Daniela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Elisane Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Taísa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Estudos bibliométricos. Eficiência. Scielo. Spell. Gestão Pública.

Resumo

Este estudo foi realizado de 1998 a 2021 no contexto da Eficiência no Setor Público, com o objetivo de analisar as discussões sobre transparência em periódicos nacionais. Adotou-se uma metodologia qualitativa que se baseia em técnicas bibliométricas de análise, disponíveis nas bases Scielo e Spell. Para a realização da pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, foi desenvolvido um processo estruturado de revisão de literatura inspirado em estudos anteriores, resultando em uma amostra de 154 artigos. Os resultados obtidos nas análises não apontaram uma alta concentração em um grupo específico de autores, mas sim uma ampla difusão.  Em contrapartida a análise de conteúdo revelou que o tema Eficiência no Setor Público apresenta um aumento no que se refere as publicações sobre o tema, de um período para outro de análise. Defende-se que a eficiência e transparência no setor público não se configura como uma questão puramente técnica, mas envolve a relação do governo com a sociedade e uma necessidade de maior participação cidadã no controle das ações do poder público.

Biografia do Autor

Daniela, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Gestão das Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada em Ciências Contábeis através do Programa Especial de Formação de Professores - PEG pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2014, Especialista em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em 2013, Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), no ano de 2010. Atuou como Coordenadora Contábil por 14 anos em empresas na Região Sul e Centro-oeste do país. Paralelamente a outras atividades nos anos de 2011 e 2012 atuou como Professora em Cursos Técnicos em Contabilidade e Administração em Palmas-TO. Em 2014 atuou como Contadora da Prefeitura Municipal de Sinimbu - RS, já em 2015 passou a atuar como Técnica em Contabilidade no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS e também como Docente na Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL). 

Elisane, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019), Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013), Graduação em Tecnologia em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2008), possui Aperfeiçoamento em Planejamento, Regulação e Auditoria no SUS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011), e Aperfeiçoamento em Qualificação de Gestores do SUS pela Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ (2010). Atualmente é Agente Administrativo Técnico na Prefeitura Municipal de Estrela Velha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Taísa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestra em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (2010), Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Técnica Administrativa em Educação - TAE, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria. Participante dos projetos de pesquisa: Experiências do PROEJA do IF Farroupilha: do local ao institucional e Impacto da Adoção de Tecnologia de Informação em Organizações.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT14 Estudos teóricos, históricos e comparados em Adm. Pública