Condicionantes Municipais da captação de recursos da Lei de Incentivo à Cultura

Autores

Palavras-chave:

Lei de incentivo à Cultura, Políticas culturais, Infraestrutura cultural

Resumo

Este artigo investigou alguns condicionantes municipais da captação de recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Foram analisadas informações municipais, de 2006 e 2014, referentes a existência ou não de projetos que captaram recursos da LIC, equipamentos culturais, população e desenvolvimento socioeconômico. Para contribuir mais incisivamente com a literatura foi construído um modelo preditivo por Regressão Logística Binomial, visando confirmar a influência desses condicionantes no sucesso dos pleitos de acesso aos recursos. Os resultados revelam que variáveis relacionadas a população e desenvolvimento econômico são significativas para explicar a existência de captação de recursos nos municípios. Dentre as variáveis de equipamentos culturais, a existência de livraria se mostrou significativa nos dois anos, em 2006 foi o volume de Museus e em 2014 o volume de arquivos públicos. Como explicações da maior captação entre os municípios mais populosos e desenvolvidos, destaca-se a existência de arranjos de incentivo e de atores culturais.

Biografia do Autor

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade e e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPG-Adm/UFV). Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA (2011). Possui graduação em Administração (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração e Contabilidade e no Programa de Pós-graduação em Administração como orientador no Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT12 Gestão social, poder local e desenvolvimento territorial