Desafios da curricularização da extensão no Campo de Públicas

Autores

  • Gustavo Costa de Souza UFRJ
  • Danilo Alano Melo UDESC
  • Matheus Arcelo Fernandes Silva FJP
  • Carolina Andion UDESC

Palavras-chave:

Curricularização, Extensão, Campo de Públicas, Articulação Extensão, Ensino e Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios para a curricularização da extensão nos cursos do Campo de Públicas (CP), a partir das diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CES 007/2018. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre a extensão no Brasil e no CP e sua prática, ressaltando os desafios e as mudanças trazidas pela nova resolução. Em seguida, avança-se na pesquisa empírica, com análise de conteúdo de 26 Planos Políticos Pedagógicos de cursos do CP, evidenciando como a extensão e a curricularização são tratadas nos referidos documentos. Finalmente, são discutidos os desafios desse processo apontados por coordenadores de curso, a partir de seminário organizado pela ANEPECP, em maio de 2022, no qual foram discutidos a curricularização da extensão e as estratégias adotadas, sua avaliação e resultados, bem como as formas de estimular articulação com o ensino e à pesquisa e um maior intercâmbio entre experiências no CP. 

 



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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 24 Fazer Científico no Campo de Públicas: a tríade Universidade-Governo-Socie