REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO NA PERSPECTIVA DE WEBSÉRIES DO SEBRAE

Autores

Palavras-chave:

Resistência, Mulher, Conflito

Resumo

A pesquisa objetiva apreender representações sociais presentes em narrativas a partir de webséries do SEBRAE, sobre empreendedorismo feminino.  A lexicometria, ou análise lexical (MARCHAND, 2013),  realizada com auxílio do software Iramuteq, considera a (i) Classificação Hierárquica Descendente – CHD e (ii) a Análise Fatorial por Correspondência (AFC), bem como, na sequência, análise de conteúdo em abordagem considerada hermenêutica-dialética (MINAYO, 1992). Como resultado, quatro temas de discussões ‘Empreendedora mulher-mãe, Expectativas Sociais da Mulher Maravilha-Sonhadora -Sexo Frágil, Desafios do ‘Poder-Ser’ mulher-mãe-empreendedora e (Re)Conhecer e (Re)Existir, reúnem 21 categorias emergentes, que, em conjunto, acionam discussões voltadas ao conflito, ante o choque representacional tradicional e novos espaços/papeis sociais assumidos pelas mulheres. Assim, considera-se, pelas narrativas, que a força das novas representações, está no diálogo coletivo de mulheres, de onde emana representações para, em novas dinâmicas, suscitar novas configurações para o conflito, com maior espaço de equilíbrio, saúde e ‘não’ violência.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – PPGP/ UFPI, Fortaleza, Ceará, Brasil

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social. 

Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI)

Mestranda em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), possui especialização em Letras/Libras: Tradução e Interpretação em Libras e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Atualmente é professora intérprete de Libras do Governo do Estado do Maranhão, desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de inclusão, gestão pública, sob a ótica da inovação e desenvolvimento regional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, aluno surdo, escola camponesa, ensino-aprendizagem de geografia e escolarização do aluno surdo.

Gabriele Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2023). Especialista em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2021) e Graduada em Administração de Empresas pela mesma instituição (UECE, 2018). Durante os anos de 2014 a 2016 atuou na empresa júnior do curso de administração de empresas da UECE, em atividades voltadas aos conceitos estudados na graduação, desde práticas da área financeira, marketing, recursos humanos e processos. Durante a graduação obteve experiência como bolsista de Monitoria Acadêmica e também fez parte da realização de um projeto de extensão. 

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT13 Relações Raciais e Interseccionalidade ...