Educação e justiça: uma discussão das ações do governo durante a pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, políticas públicas, governo federal, Covid-19, Múltiplos Fluxos de Kingdon

Resumo

Esta pesquisa discute a atuação do governo durante a pandemia no eixo da educação básica. Pretende-se investigar as políticas públicas de universalização de acesso às atividades remotas de ensino-aprendizagem, principalmente voltadas para estudantes de baixa condição socioeconômica. A construção foi realizada com dados secundários e por pesquisas bibliográficas. Esta última necessária para subsidiar as discussões e entender as ações do governo a partir do modelo de Múltiplo Fluxos de Kingdon e como isso pôde refletir nos estudantes ao não considerar critérios de equidade social. Toda a análise confirmou o pressuposto de que o governo não norteou ou ofereceu os auxílios necessários para que as escolas dessem suporte aos estudantes, pois constatou-se que não houve políticas públicas de universalização de acesso às atividades remotas, o que prejudicou ainda mais estudantes sem acesso domiciliar à internet de qualidade, que somam 99% no nível básico de educação entre os estudantes de baixa renda.

Biografia do Autor

Dayene Mendes Silva Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós graduada em Comunicação e Informação Educacional e Empresarial e bacharela em Sistemas de Informação pelo Instituto Docum (MG). Atuou como Coordenadora de Infraestrutura de Redes e Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, instituição na qual é servidora pública no cargo de Técnica em Tecnologia da Informação.

Luiz Ismael Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Professor no Departamento de Direito e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, ambos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em Direito (2010), Mestre em Direito Político e Econômico (2013) e Doutor em Direito Político e Econômico (2017), todos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e realizou pesquisa de Pós-Doutorado no PPG em Difusão do Conhecimento na UFBA/UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Direito e políticas na América Latina - DIPAL. Pesquisador do GT CLACSO Crítica jurídica y conflictos sociopolíticos (2019-2022) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG/UFV). Atua principalmente nas seguintes áreas: direito político e econômico, teoria do Estado e do direito, direitos humanos e fundamentias, políticas públicas na América Latina, crítica do valor e da dissociação e movimentos sociais de sexualidade. 

Downloads

Publicado

11/30/2022