Comunicação organizacional em tempos de pandemia: informações e ressignificações Na Hora do Café
Palavras-chave:
Comunicação, Comunicação organizacional, Pandemia, Covid-19Resumo
Com a pandemia de Covid-19, a sociedade e as organizações, inclusive as públicas, precisaram se reinventar. Nesse
cenário, este artigo tem o objetivo de apresentar o Na Hora do Café, informativo criado pela equipe de Comunicação da
Fundação João Pinheiro, órgão público do Governo de Minas Gerais, como um projeto de comunicação organizacional
para manter os funcionários informados e para estreitar as relações humanas durante a implantação do trabalho remoto
integral. Para tanto, o artigo se ampara em referencial teórico de Luiz Alex Saraiva, Jorge Duarte, Vânia Bueno Cury,
Heloísa Fischer, entre outros. As descrições empíricas, inclusive com referência no que Jean-Luc Moriceau conceitua
como virada afetiva, trazem as experiências do pesquisador como vivências para este trabalho. De modo geral,
percebemos que o informativo foi implementado e recebido com êxito pelo público interno da instituição, tanto como
objeto de melhoria dos processos de comunicação já existentes quanto para ressignificar espaços físicos em meio digital
durante a pandemia. Entretanto, constata-se que, apesar disso, alguns pontos de análise precisam ser observados e
trabalhados para que o Na Hora do Café tenha mais abrangência e assertividade.