Comunicação Pública nas plataformas de mídias sociais:

análise das postagens em perfis de uma prefeitura do Sul de Minas

Autores

  • José Agnaldo Montesso Júnior Universidade Federal de Alfenas / discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap / Unifal-MG https://orcid.org/0000-0001-8567-5792
  • Carla Leila Oliveira Campos Universidade Federal de Alfenas / docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap / Unifal-MG https://orcid.org/0000-0001-5960-7323

Palavras-chave:

comunicação pública, plataformas de mídias sociais, administração pública municipal

Resumo

Diante de um cenário contemporâneo marcado pelo desenvolvimento e pela utilização cada vez maior das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), discute-se como a administração pública municipal apropria-se das plataformas de mídias sociais como instrumento de Comunicação Pública no contexto digital para prestação de contas, transparência e interação com a sociedade. A coleta de dados foi feita por meio da observação e codificação manual das postagens das plataformas de mídias sociais na fanpage no Facebook e no perfil do Instagram de uma prefeitura localizada no Sul de Minas Gerais, no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2021. A técnica de Análise de Conteúdo é utilizada para agregar e analisar as informações. Dentre os aspectos obtidos, constata-se a baixa interação com o público, a impessoalidade nas publicações, a priorização e maior engajamento dos conteúdos postados no Facebook e um número superior de posts relacionados à covid-19.

Biografia do Autor

José Agnaldo Montesso Júnior, Universidade Federal de Alfenas / discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap / Unifal-MG

Mestrando em Administração Pública pelo Profiap / Unifal-MG. Pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas). Jornalista profissional graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem interesse na área de Comunicação Organizacional e Comunicação Pública, com enfoque em Assessoria de Comunicação e relacionamento com stakeholders por meio de plataformas de mídias sociais. Já atuou na Coordenadoria de Comunicação Social da UFV e na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Itabirito. Servidor público efetivo no cargo de repórter na Fundação Cultural do Município de Varginha (FCMV), com atuação na repórter / apresentador na TV Princesa, emissora pública retransmissora da Rede Minas/TV Cultura. Atualmente, exerce as funções de assessor de comunicação na Fundação Cultural de Varginha.

Carla Leila Oliveira Campos, Universidade Federal de Alfenas / docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap / Unifal-MG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2012). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, representação social, discurso, narrativas, mídia, linguística textual, discurso e educação financeira. É professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas, Campus Avançado de Varginha, onde atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade - PPGPS e no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. Atualmente, exerce a função de Secretária Geral. 

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Publicado

11/30/2022