Autores
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Raquel Maria da Costa Silveira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
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Lindijane de Souza Bento Almeida
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
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Matheus Fortunato Barbosa Gomes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais
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Elias Gabriel Costa da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente
Palavras-chave:
Campo de Públicas, Monitoria, Avaliação de Políticas Públicas
Resumo
O artigo trata da experiência do projeto de monitoria “Estratégias para melhoria do ensino-aprendizagem coletiva de avaliação de políticas públicas”, que teve início em 2022 no Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN. Especificamente, a monitoria se desenvolveu no Ateliê de Políticas Públicas e Extensão Aplicada VI, voltado ao ensino de avaliação de políticas públicas. Desse modo, o artigo objetiva refletir sobre a experiência e os resultados gerados pela monitoria. Foi realizada: a) pesquisa bibliográfica acerca do Campo de Públicas, buscando contextualizar o Projeto Pedagógico do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN; b) pesquisa documental acerca do projeto de monitoria; c) pesquisa qualitativa por meio de roteiro aplicado com alunos que cursaram o componente em semestres anteriores e com discentes matriculados no semestre 2022.1, os quais vivenciaram a experiência de monitoria relatada, identificando desafios existentes e aqueles que foram superados a partir do projeto de ensino.
Biografia do Autor
Raquel Maria da Costa Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
Docente do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Graduada em Gestão de Políticas Públicas (UFRN) e Direito (UNIRN). Pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFRN) e coordena o grupo Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (SEMAPA/UFRN).
Lindijane de Souza Bento Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestra em Ciências Sociais (UFRN). Graduada em Ciências
Sociais com habilitação em Sociologia e Ciência Política (UFRN). Atualmente, é docente do Departamento de Políticas Públicas (UFRN), atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e no
Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Além disso, desempenha atividades acadêmicas como pesquisadora na Rede INCT Observatório das Metrópoles - Núcleo Natal e Coordena o Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas (EPP/UFRN).
Matheus Fortunato Barbosa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Geografia (UFRN).
Elias Gabriel Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente
Graduando no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN.