O Papel da monitoria no ensino da avaliação de políticas públicas

Autores

  • Raquel Maria da Costa Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
  • Lindijane de Souza Bento Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente
  • Matheus Fortunato Barbosa Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais
  • Elias Gabriel Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente

Palavras-chave:

Campo de Públicas, Monitoria, Avaliação de Políticas Públicas

Resumo

O artigo trata da experiência do projeto de monitoria “Estratégias para melhoria do ensino-aprendizagem coletiva de avaliação de políticas públicas”, que teve início em 2022 no Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN. Especificamente, a monitoria se desenvolveu no Ateliê de Políticas Públicas e Extensão Aplicada VI, voltado ao ensino de avaliação de políticas públicas. Desse modo, o artigo objetiva refletir sobre a experiência e os resultados gerados pela monitoria. Foi realizada: a) pesquisa bibliográfica acerca do Campo de Públicas, buscando contextualizar o Projeto Pedagógico do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN; b) pesquisa documental acerca do projeto de monitoria; c) pesquisa qualitativa por meio de roteiro aplicado com alunos que cursaram o componente em semestres anteriores e com discentes matriculados no semestre 2022.1, os quais vivenciaram a experiência de monitoria relatada, identificando desafios existentes e aqueles que foram superados a partir do projeto de ensino.

Biografia do Autor

Raquel Maria da Costa Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente

Docente do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Graduada em Gestão de Políticas Públicas (UFRN) e Direito (UNIRN). Pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFRN) e coordena o grupo Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (SEMAPA/UFRN).

Lindijane de Souza Bento Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Docente

Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestra em Ciências Sociais (UFRN). Graduada em Ciências
Sociais com habilitação em Sociologia e Ciência Política (UFRN). Atualmente, é docente do Departamento de Políticas Públicas (UFRN), atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e no
Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Além disso, desempenha atividades acadêmicas como pesquisadora na Rede INCT Observatório das Metrópoles - Núcleo Natal e Coordena o Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas (EPP/UFRN).

Matheus Fortunato Barbosa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Geografia (UFRN).

Elias Gabriel Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Discente

Graduando no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 24 Fazer Científico no Campo de Públicas: a tríade Universidade-Governo-Socie