Palavras-chave:
Empreendedorismo social, Negócios sociais, Políticas públicas
Resumo
Para contribuir com o aprofundamento do tema ‘empreendedorismo social’ em favelas, a pesquisa analisa a experiência do “G10” Favelas. Desde o paradigma construtivista, empreendeu-se análise temática dedutiva, mediante codificação e definição de categorias e metacategorias, baseada em conteúdos midiáticos, recentes, de curta duração. Após a codificação, que definiu 43 categorias emergentes, atribuiu-se significados a 10 metacategorias: ‘empreendedorismo’, ‘princípio solidário’, ‘políticas públicas específicas e efetivas’, ‘alternativas à ausência do poder público/Estado’, ‘(des)emprego’, ‘favela e o desenvolvimento’, ‘favela como potência’, ‘favela como carência’, ‘fatores do desenvolvimento’, ‘redes socioeconômicas’. A discussão sugere que a experiência do G10 potencializa reconhecimento das práticas empreendedoras, conferindo credibilidade às potencialidades (e não carências), sendo importante desafio para a sociedade e políticas públicas, em função de leituras estereotipadas e estigmatizadoras comuns às favelas e seus moradores. Pesquisas futuras podem empreender esforços em debates sobre a questão racial étnica, gênero, LBGTQIA+, que envolvem concepções interseccionais em outros horizontes epistemológicos.
Biografia do Autor
Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI)
Mestranda em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí (PPGP/UFPI), membro do Núcleo de Pesquisa em Gestão Pública (NUPEGEP), possui especialização em Letras/Libras: Tradução e Interpretação em Libras e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Atualmente é professora intérprete de Libras do Governo do Estado do Maranhão, desenvolve pesquisa sobre políticas públicas de inclusão, gestão pública, sob a ótica da inovação e desenvolvimento regional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, aluno surdo, escola camponesa, ensino-aprendizagem de geografia e escolarização do aluno surdo.
Lucyana Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Piauí
Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí. Graduada no curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2009). Graduada no curso de Tecnologia em Processamento de Dados, pela Associação de Ensino Superior do Piauí (1998). Pós Graduada em Direito Educacional (FIJ) e Direito Eleitoral (UFPI).
Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí
Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.