O que influencia a implementação?

Uma proposta de Framework para análise da implementação de políticas públicas e mudanças institucionais

Autores

Palavras-chave:

Administração P´ública, Implementação, Burocrata, Instituições

Resumo

A partir da indagação “Quais fatores influenciam a implementação de políticas públicas?”, propomos um modelo analítico baseado na intersecção entre três abordagens teórico-metodológicas: 1.) A proposta de Matland (1995) sobre “Conflitos e Ambiguidades” enquanto elementos incidentes na discricionariedade dos burocratas e, consequentemente, na implementação de políticas públicas; 2.) A Teoria de Mudança Institucional Gradual sistematizada por Mahoney & Thellen (2012), a qual aponta que as “Características do Contexto Político”, as “Características da Instituição” e o “Tipo Dominante de Agente de Mudança” influenciam no “Tipo de Mudança Institucional”; e 3.) A contribuição de Fernandez & Guimarães (2020), para as quais os estudos sobre Burocratas de Nível de Rua organizam-se em: “Burocrata como Variável Dependente”, “Variável Independente” ou o “Contexto como Variável Interveniente”. Com uma revisão de literatura em formato de snowballing, identificam-se potenciais caminhos teóricos-metodológicos que propiciem convergência entre as literaturas. Assim, a revisão aponta para a proposta de um Framework.

Biografia do Autor

Ergon Cugler, FGV EAESP

Ergon Cugler de Moraes Silva é pesquisador CNPq. Mestrando em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Associado ao Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB EAESP-FGV) e colaborador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas Professor Doutor José Renato de Campos Araújo (OIPP EACH-USP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP EACH-USP).

Haline Floriano, FGV EAESP

Haline Floriano é mestranda em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP e comunicadora social pela USP. Integra a rede de Embaixadores da Juventude da UNODC/ONU (edição 2020) em defesa dos temas da educação pública e população rural. Atua como analista de projetos de educação no Instituto Natura.

Gabriela Lotta, FGV EAESP

Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). É bolsista produtividade 2 do CNPQ. Coordenadora da Área Temática Estado e políticas públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e diretora da pesquisa da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEP/CP). Trabalhou com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos. Atua principalmente nas áreas de políticas públicas, burocracia, implementação e gestão governamental.

Downloads

Publicado

11/30/2022