O Vale dos Vinhedos, RS e a imagem afetiva criada pelos turistas visitantes
Palavras-chave:
GT 8 Marketing na Administração Pública: diagnósticos e análises críticasResumo
Objetivou-se identificar os “sentimentos dos visitantes” associados à imagem do destino turístico Vale dos Vinhedos-RS, destino turístico consolidado no segmento do Enoturismo, no Rio Grande do Sul. Realizou-se a identificação das características associadas à imagem da região relacionada a análise de sentimentos dos visitantes. Na sequência, foi aplicado o método de análise hierárquica descendente com similaridade para complementar a análise de sentimentos por meio dos dados obtidos no site TripAdvisor. Os dados foram coletados em outubro/2021, por meio do Web Scraping. A metodologia utilizada é baseada em análise qualitativa, análise léxica dos sentimentos, e análise de clusters. Os resultados indicam que a região do Vale dos Vinhedos é vista de forma positiva e os dados do dendrograma apontam o turismo voltado às vinícolas com um misto de sentimentos das belas paisagens e passeios, gerando um sentimento de conexão, resultante das visitações, degustações e os tipos destas vinícolas.