O Vale dos Vinhedos, RS e a imagem afetiva criada pelos turistas visitantes

Autores

  • Rafael Meira Lima Freire UFCG
  • Kettrin Farias Bem Maracajá Universidade Federal de Campina Grande
  • Vander Valduga UFRS/UFPR
  • Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palavras-chave:

GT 8 Marketing na Administração Pública: diagnósticos e análises críticas

Resumo

Objetivou-se identificar os “sentimentos dos visitantes” associados à imagem do destino turístico Vale dos Vinhedos-RS, destino turístico consolidado no segmento do Enoturismo, no Rio Grande do Sul. Realizou-se a identificação das características associadas à imagem da região relacionada a análise de sentimentos dos visitantes. Na sequência, foi aplicado o método de análise hierárquica descendente com similaridade para complementar a análise de sentimentos por meio dos dados obtidos no site TripAdvisor. Os dados foram coletados em outubro/2021, por meio do Web Scraping. A metodologia utilizada é baseada em análise qualitativa, análise léxica dos sentimentos, e análise de clusters. Os resultados indicam que a região do Vale dos Vinhedos é vista de forma positiva e os dados do dendrograma apontam o turismo voltado às vinícolas com um misto de sentimentos das belas paisagens e passeios, gerando um sentimento de conexão, resultante das visitações, degustações e os tipos destas vinícolas.

Biografia do Autor

Rafael Meira Lima Freire, UFCG

Bacharelando em administração - UFCG

Bolsista de iniciação científica - CNPq – PIBIC. UFCG.

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Ph.D. em Recursos Naturais - UFCG

UFCG/UFRN

 

Vander Valduga, UFRS/UFPR

Ph.D. em Geografia pela UFRS. UFPR

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 8 Marketing na Administração Pública: diagnósticos e análises críticas