Ensino Remoto e TDICs no processo de aprendizagem durante a pandemia do COVID 19: a percepção de mestrandos em Administração Pública
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Ensino Remoto. Covid 19. Ensino-aprendizagem. Práticas Docentes.Resumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no trabalho pedagógico de docentes da pós-graduação antes da pandemia poderiam ser negligenciadas. Contudo, na pandemia não puderam ser ignoradas e, de algum modo, fizeram parte do cotidiano de docentes e discentes. Problematizá-las requer uma investigação que considere os processos de ensino aprendizagem no centro da discussão. Portanto, o objetivo geral deste artigo é compreender as mudanças identificadas por mestrandos de Pós-Graduação em Administração Pública de uma Instituição Federal de Ensino Superior em relação ao impacto do uso das tecnologias digitais no trabalho docente durante a pandemia covid-19. A pesquisa foi realizada em 2022 através de um questionário online com dezessete mestrandos. Os dados coletados permitiram evidenciar a importância da relação entre ferramentas e técnicas de ensino, e as relações nas formas de desenvolvimento da prática pedagógica, a funcionalidade para o fim proposto, o uso das tecnologias por parte de docentes e discentes.