AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERENCIAL EM ORGANIZAÇÃO DO LEGISLATIVO FEDERAL
Resumo
A pesquisa objetivou avaliar o programa de formação gerencial de organização pública federal do legislativo, a partir da mensuração do impacto em amplitude dos participantes, além de percepções de gestores e não gestores dos motivos relativos à participação na formação, das competências gerenciais necessárias e das estratégias de aprendizagens mais adequadas ao programa. Utilizou-se triangulação de dados com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir de questionário aplicado com 180 participante do PFG, e quatro grupos focais formados com total de 19 pessoas. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, inferencial e análise de conteúdo. Os principais resultados foramparticipantes são motivados pelo interesse pessoal em aprender para melhor desempenho como gestor, evasões ocorrem pela incompatibilidade da rotina de trabalho com a capacitação,estratégias de aprendizagens necessárias com uso de metodologias ativas, consideram necessário desenvolver a competência da comunicação assertiva e eficaz, e houve moderado impacto do treinamento no trabalho.Downloads
Publicado
08/16/2021
Edição
Seção
GT 7 Educação, Formação e Competências em Administração Pública