Eficiência dos gastos em educação nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais
Palavras-chave:
gasto público, eficiência, educação, municípios, Minas GeraisResumo
As políticas educacionais exercem forte influência na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento socioeconômico dos países. Portanto, avaliar essas políticas é de grande relevância. Buscou-se, neste estudo, analisar o nível de eficiência técnica dos gastos públicos em educação das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) dos municípios da mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Foram analisados 72 municípios, nos anos de 2017 e 2019. Para tanto, aplicou-se a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis (DEA), com abordagem de retornos constantes de escala, orientada aos outputs. As variáveis do estudo compreendem, como inputs, o “investimento educacional por aluno do ensino fundamental” e o “percentual de docentes com curso superior que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental” e, como outputs, a “taxa de atendimento da educação básica” e o “IDEB municipal”. Os resultados indicaram baixos níveis de eficiência técnica. Em 2017, 5,55% dos municípios apresentaram índices de eficiência técnica e, em 2019, 9,72%. Espera-se que este estudo contribua para que os gestores busquem, cada vez mais, a eficiência da alocação dos recursos e, por conseguinte, a melhoria dos serviços à disposição da sociedade.