Sistema de Escuta e Acolhimento – AcolheIOC

Autores

  • Norma Brandão IOC- Fiocruz
  • Marisa Martins Teixeira de Carvalho Fiocruz
  • Vanise Baptista da Costa IOC-Fiocruz
  • Wania Santiago

Palavras-chave:

Assédio, Acolhimento, Sistema

Resumo

O presente trabalho aborda a experiência na implementação do Sistema de Escuta e Acolhimento – AcolheIOC, desenvolvido no contexto da Comissão de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), unidade técnico-científica da Fiocruz, com objetivo de estabelecer novos fluxos e registros de situações de conflito, assédio e discriminação, assim como garantir o sigilo, o anonimato, proporcionando uma escuta acolhedora e incentivando métodos colaborativos de resolução de conflitos. A ferramenta oferece uma forma de comunicação para receber demandas de profissionais e discentes sobre situações que estejam ocorrendo em seus ambientes de trabalho e/ou ensino. Um modelo desenvolvido para promover a cultura do respeito e da convivência mais saudável que vem sendo aperfeiçoado dia após dia, tendo como base a transparência, a garantia de direitos e o incentivo a restauração das relações institucionais saudáveis.

Biografia do Autor

Marisa Martins Teixeira de Carvalho, Fiocruz

Mestre em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP-FIocruz

Wania Santiago

Mestre em Saúde Públlica - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP- Fiocruz

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

[RELATO TÉCNICO] GT 6 Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas e Comportamento Org...