Sistema de Escuta e Acolhimento – AcolheIOC
Palavras-chave:
Assédio, Acolhimento, SistemaResumo
O presente trabalho aborda a experiência na implementação do Sistema de Escuta e Acolhimento – AcolheIOC, desenvolvido no contexto da Comissão de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), unidade técnico-científica da Fiocruz, com objetivo de estabelecer novos fluxos e registros de situações de conflito, assédio e discriminação, assim como garantir o sigilo, o anonimato, proporcionando uma escuta acolhedora e incentivando métodos colaborativos de resolução de conflitos. A ferramenta oferece uma forma de comunicação para receber demandas de profissionais e discentes sobre situações que estejam ocorrendo em seus ambientes de trabalho e/ou ensino. Um modelo desenvolvido para promover a cultura do respeito e da convivência mais saudável que vem sendo aperfeiçoado dia após dia, tendo como base a transparência, a garantia de direitos e o incentivo a restauração das relações institucionais saudáveis.