Efeitos da capacidade estatal municipal sobre a resposta educacional em tempos de pandemia
evidências do Brasil
Palavras-chave:
COVID-19, capacidade estatal, performance, resposta educacional, capital humanoResumo
Este artigo investiga se municípios com maior capacidade estatal foram mais bem sucedidos em dar sequência às
atividades educacionais durante o enfrentamento à pandemia no Brasil. Nesse sentido, há evidências empíricas de que
aumentar a escolaridade em 1% da burocracia estatal municipal, está associado, em média, a um aumento de 0,04% no
Índice de Resposta Educacional (IRE), elaborado no presente artigo, com base em dados do Inep (2021). Em outras
palavras, ter um corpo técnico-administrativo altamente qualificado em capital humano, faz diferença no enfrentamento
à problemas complexos na gestão pública, caso da pandemia de COVID-19 e da oferta educacional. A principal limitação
do estudo é que não se pode inferir causalidade a partir dos resultados apresentados, o que sugere ser necessário futuras
pesquisas para validar e refinar os resultados encontrados neste trabalho.