Efeitos da capacidade estatal municipal sobre a resposta educacional em tempos de pandemia

evidências do Brasil

Autores

  • Guilherme França Corrêa FGV-EAESP

Palavras-chave:

COVID-19, capacidade estatal, performance, resposta educacional, capital humano

Resumo

Este artigo investiga se municípios com maior capacidade estatal foram mais bem sucedidos em dar sequência às
atividades educacionais durante o enfrentamento à pandemia no Brasil. Nesse sentido, há evidências empíricas de que
aumentar a escolaridade em 1% da burocracia estatal municipal, está associado, em média, a um aumento de 0,04% no
Índice de Resposta Educacional (IRE), elaborado no presente artigo, com base em dados do Inep (2021). Em outras
palavras, ter um corpo técnico-administrativo altamente qualificado em capital humano, faz diferença no enfrentamento
à problemas complexos na gestão pública, caso da pandemia de COVID-19 e da oferta educacional. A principal limitação
do estudo é que não se pode inferir causalidade a partir dos resultados apresentados, o que sugere ser necessário futuras
pesquisas para validar e refinar os resultados encontrados neste trabalho.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 18 Performance dos governos subnacionais e locais na administração pública