O estudante do ensino superior proativo de sua aprendizagem

Autores

  • Edilson Santos Braga Universidade Federal de Santa Maria
  • GIORDANI, E. M. Universidade Federal de Santa Maria
  • KREISIG, J. T Universidade Federal de Santa Maria
  • MARCHESAN, M Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Prática Docente. Protagonismo do aprendiz. Técnicas de Ensino. Ensino Superior.

Resumo

Novas técnicas de ensino alinhadas às TICs, resultam num ambiente de transformação, no qual, alunos e professores
constroem o conhecimento de maneira mútua e atualizada. Sabe-se que na mediação do conheciemnto o planejamento do
processo de ensino-aprendizagem é imprescindível, pois favorece adequação e reflexão das práticas pedagógicas dos
professores no alcance dos seus objetivos Esta pesquisa é do tipo bibliográfica e objetivou compreender como o professor
universitário pode organizar aulas atrativas, que reflitam efetivamente em aprendizagens significativas para os estudantes.
Os achados da pesquisa revelam que o aluno deve se tornar proativo em sua aprendizagem e o professor deve se reinventar,
buscar metodologias ativas que propiciem ao aluno uma aprendizagem efetiva e transformadora.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

´[CASO DE ENSINO] GT15 Casos de ensino na Adm. Pública