Relação entre as cidades inteligentes e os casos de Covid-19 no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Covid-19, Gestão pública

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a correlação das smart cities com os casos de Covid-19 no Brasil. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, com os seus objetivos sendo descritivos e análise de dados por meio do coeficiente de correlação de Pearson. Os dados foram obtidos no portal da Urban Systems juntamente com dados das secretarias municipais das cidades analisadas e listadas. Tendo o resultado de que os indicadores que se relacionam com o aspecto da mobilidade envolvendo transportes coletivos, como os indicadores de modais de transporte e bilhete único, são compartilhados em diferentes eixos temáticos devido a sua natureza, e que, estes indicadores em sua natureza, envolvem a classe social baixa do país, que é a que mais depende de modais de transportes coletivos, a que não consegue, em sua essência, permanecer em quarentena ou se habituar de forma rápida às medidas de prevenção e combate ao vírus.

Biografia do Autor

Gabriel Sampaio de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal, Corumb´á-MS.

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Business History". Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento". Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente no curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo, Nova Economia Institucional, Comunicação, Marketing, Governança pública e corporativa. Co-lider do grupo de pesquisa PROGED - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações (UFMS) e membro do grupo de pesquisa NUPEMAD - Núcleo de Pesquisas Estatísticas Multivariadas em Administração (UFMS).

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto o Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 21 Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis