O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS MECANISMOS DE GOVERNANÇA PÚBLICA TERRITORIAL

Autores

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Governança Pública Territorial, Desenvolvimento Local Sustentável, Desenvolvimento Territorial

Resumo

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modelo de turismo que tem princípios que estimulam a promoção do desenvolvimento local sustentável. Contudo, o alcance deles tem sido limitado pela falta de interação com outros atores territoriais, essencialmente os estatais, através da governança pública. A partir disso, este trabalho objetivou identificar os principais desafios para os representantes do TBC participarem efetivamente da governança pública territorial. A pesquisa foi feita por uma revisão integrativa da literatura, interpretando os dados pela técnica análise de conteúdo do tipo temática. Dessa forma, os principais desafios identificados foram: Encontrar mecanismos de governança abertos ao TBC; Engajar os atores do TBC a participarem; Superar a prevalência decisória do Estado; e Enfrentar os interesses meramente mercadológicos. Assim, esta pesquisa contribui na compreensão dos entraves para o TBC se inserir na governança, que é uma lacuna teórica. Ademais, ajuda a pensar em ações melhorem essa inserção.

Biografia do Autor

Thiago Chagas de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC). Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil. Atualmente, é Doutorando em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil, com pós-Doutorado em Administração Pública, Turismo e Empreendedorismo pelas Universidades do Minho, Algarve e Évora, Portugal e em Políticas Públicas pelas Universidades de Tilburg e Breda, Holanda. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), Brasil. Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas.

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT12 Gestão social, poder local e desenvolvimento territorial