A Importância dos gestores e fiscais na execução contratual no âmbito da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Superintendência Maceió.

Autores

Palavras-chave:

Gestor Público, Gestão de Contratos, Administração Pública, Empresa Pública

Resumo

É obrigatório no serviço público designar servidores para realizar o gerenciamento e acompanhamento da execução das aquisições públicas com a finalidade de concretizar seus propósitos de maneira eficiente. Nesse contexto, este trabalho teve o objetivo de analisar como a atuação dos gestores e fiscais da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, regional Maceió, contribui para a execução de seus contratos administrativos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de roteiro de entrevista. Teve-se como participantes gestores e fiscais designados por meio de resolução interna. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Foi possível identificar problemas na compreensão das normas que regem a gestão e fiscalização, bem como: alocação de pessoas despreparadas, falta de clareza em fluxos e nos critérios de escolha dos designados, além de constatar-se que, apesar das boas práticas desenvolvidas na instituição, elas não estão sendo disseminadas.

Biografia do Autor

Drª Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tem graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007, 2015). É docente colaboradora no PPGDiDes da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente permanente no PROFIAP/UFAL. Temas de interesse em pesquisas na área de gestão de pessoas e comportamento organizacional

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 23 Experiências na Administração Pública: diálogos entre Acadêmicos e Prát