Disclosure do Ativo Imobilizado das Universidades Federais Brasileiras no contexto do Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP)

Autores

Resumo

Este estudo reporta uma análise nas universidades federais brasileiras, acerca da aplicação e divulgação dos procedimentos para depreciação e mensuração dos ativos imobilizados, conforme a exigência da Portaria STN nº 548/2015, que versa sobre a aprovação do PIPCP. Aplicou-se a metodologia de natureza descritiva, qualitativa e documental. Como base utilizou-se a Teria da Agência. Quanto a coleta e análise de dados, utilizou-se o Balanço Patrimonial (BP) e as Notas Explicativas (NEs) dos exercícios de 2014 a 2020. Dentre a população de 69 universidades, analisou-se as 20 IFES com maior orçamento no ano de 2021. Concluiu-se que após a determinação da STN, o disclosure das informações contábeis das IFES vem crescendo paulatinamente. Nota-se que em 2020 todas as IFES publicaram tanto o BP quanto as NEs, entretanto, percebe-se que ainda há deficiência em relação as informações acerca dos métodos de depreciação e mensuração dos imobilizados das universidades federais.

Biografia do Autor

Alinie Rocha Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Ciências Contábeis no Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília (PPGCont/UnB) - Linha de pesquisa: Impactos da Contabilidade no Setor Público, nas Organizações e na Sociedade. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021). Especialista também em Governança e Finanças pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2018). Atualmente faz parte do Laboratório de Pesquisa Public Intelligence (PILAB) - UnB/FACE/MEC e do grupo de pesquisa: Public Sector Accounting and Control Research (CSP) -UnB/FACE.

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília (UnB)

É professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCont) da Universidade de Brasília (UnB). É Auditor-Chefe da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutor em Contabilidade Pública na Universidade de Valência/Espanha. Doutor em Transportes (PPGT do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental), com período sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal, área Economia dos Transportes; Mestre em Contabilidade (PPGMI/UnB/UFRN/UFPB); Bacharel, Especialista e Técnico em Contabilidade; Ex-Diretor Executivo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPEUnB); Ex-Auditor-Chefe do Zebraspe; Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq, certificado pela UnB): Pesquisa de Contabilidade e Controle do Setor Público (CSP). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Governos Locais - GEPGL. Áreas de interesse: Governo; Finanças Públicas; Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP); Controle da Administração Pública; Governança e Contabilidade Regulatória; Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT9 Contabilidade, Finanças e Orçamento no Setor Público