Os gastos públicos e o reflexo nos indicadores de desenvolvimento do Corede Vale do Jaguari-RS

Autores

  • Cristiano Vieira Instituto Federal Farroupilha
  • Dr. Claílton UFSM
  • Dr. Vitor UFSM

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Municípios. Gasto público. Corede. Indicadores.

Resumo

O debate sobre o tamanho do Estado, suas áreas de atuação e o impacto dos gastos públicos está presente na literatura, na pauta dos principais meios de comunicação e na sociedade em geral. Neste contexto o presente artigo busca evidenciar o reflexo das despesas segundo sua categoria econômica e conforme a classificação dos gastos proposta por Rezende (1997) nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico-IDESE. Para isso foi realizado um modelo estatístico através de dados em painel das informações contábeis e dos indicadores dos municípios pertencentes ao Corede Vale do Jaguari no período de 2007 a 2014. Como resultado foi verificado uma relação positiva entre as despesas correntes e as variáveis de renda e saúde. Para as despesas de capital o modelo não é significativo. Quanto à classificação proposta por Rezende (1997) os gastos sociais podem ser considerados produtivos para todas as variáveis. Os gastos mínimos evidenciaram uma relação negativa.

Biografia do Autor

Cristiano Vieira, Instituto Federal Farroupilha

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1996), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Rio Grande (2001). Mestre em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidade Nacional de Misiones -AR (2010),Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal como Mestre em Administração, Doutor em Administração pela UNAM - Universidade Nacional de Misiones -AR (2018). Atualmente é Coordenador e professor no Curso Superior de Gestão Pública, Ex-coordenador do Eixo Gestão e Negócios, Ex-coordenador do Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Ex-coordenador do Curso de Técnico Integrado em Administração e e Ex-coordenador do curso Técnico em Secretariado do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Ex contador e Secretario de Fazenda da Prefeitura Municipal do Capão do Cipó. Tem experiência na área de Contábil e Administrativa, com ênfase em Contabilidade Comercial, Pública, Gerencial, Tributária, Finanças Públicas, Licitações e Contratos, Direito Trabalhista e Administração Financeira.

Dr. Claílton, UFSM

Doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2001)

Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria, Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU – (1989); Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – (1994), Doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP – (2001) e Pós-Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2013). Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento – PPGE&D e Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas – PPGOP. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia agrária e métodos quantitativos. Pesquisando, principalmente, os seguintes temas: cadeias agroindustriais; agricultura e desenvolvimento; formação de preços em diferentes mercados agropecuários, modelos econométricos, econometria de séries temporais, métodos estatísticos multivariados e avaliações de políticas públicas.

Dr. Vitor, UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1994), graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), Especialização pela Faculdade de Administração Três de Maio -SETREM (2006), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones- UNaM (2008), Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal, como Doutor em Administração. Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Foi Coordenador do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico por 7 anos. Atualmente é Professor Associado da UFSM. Atua no Curso Superior em Gestão de Cooperativas e no Curso Técnico em Contabilidade do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Editor chefe da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas-RGC; Membro da Comissão permanente de Pesquisa; Coordenador de projetos de ensino e extensão na UFSM.

Downloads

Publicado

11/30/2022