Os impactos da política pública de transporte escolar rural nos índices de evasão escolar

Uma revisão sistemática sobre o Programa Caminho da Escola

Autores

  • IGOR RODRIGUES ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • Denise Pereira Escola Nacional de Administração Pública

Palavras-chave:

Programa Caminho da Escola, Evasão escolar, Transporte escolar rural

Resumo

Visando a redução da evasão escolar rural nos municípios brasileiros, o Ministério da Educação criou o
Programa Caminho da Escola, o qual incumbiu a renovação, padronização e ampliação dos veículos de
transporte escolar voltados para estudantes residente em áreas rurais e ribeirinhas. A fim de investigar os
impactos do programa na redução dos índices de evasão escolar rural, realizou-se uma revisão sistemática
acerca desse tema em base de dados científicos. Após investigar a incidência dos termos “programa
caminho da escola”; “evasão escolar”; “evasão escolar rural”; “transporte escolar rural” e “permanência”
nas bases do Google acadêmico e Periódicos Capes foram encontrados 63 documentos. Após uma filtragem
pelos critérios de exclusão, foram selecionados 14 desses documentos, dos quais permitiram evidenciar os
impactos gerados pelo programa, sob abordagens quantitativas e qualitativas. Também, foi possível
demonstrar que alguns desafios externos acabam mitigando os impactos do Programa.

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Publicado

11/30/2022