Biopolítica em plataforma digital

Análise do discurso das lives do Presidente Jair Bolsonaro nos primeiros seis meses da pandemia da Covid-19

Autores

  • Renata de Oliveira Miranda Gomes Universidade de Brasília
  • Johan von Behr Universidade de Brasília
  • Luciana de Oliveira Miranda Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Biopolítica, Jair Bolsonaro, Análise do Discurso, Covid-19

Resumo

O artigo almeja entender de que maneira o discurso biopolítico foi apropriado pelo Presidente Jair Bolsonaro em suas lives semanais nas plataformas de mídias sociais. Para tal, realiza uma Análise do Discurso das transcrições das lives nos primeiros seis meses da pandemia da Covid-19 (12 de março a 17 de setembro de 2020) no Youtube. Além disso, realiza uma análise lexical das palavras por meio do software Iramuteq, com a criação de nuvens de palavras e análises de similitude. Conclui-se que a manifestação biopolítica se dá a partir do uso de termos de cunho político com maior frequência do que termos associados à crise de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Miranda Gomes, Universidade de Brasília

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciência Política pela UnB. 

Johan von Behr, Universidade de Brasília

Licenciado em Letras - Português e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Foi revisor de edições do períodico RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas da UnB.

Luciana de Oliveira Miranda, Universidade de Brasília

É Bacharel em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - RJ (1996) e Doutora em Administração pela UnB/PPGA (2013). É professora adjunta da Universidade de Brasília - UnB, campus Planaltina, atuando na graduação, nas disciplinas de Gestão de Cooperativas e Administração Pública; e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Pública (PPGP), este como coordenadora-adjunta. Também é pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG/UnB) desde agosto de 2009 e Editora-chefe da Revista RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas desde 2019.

Downloads

Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT4 Governança, Governo Eletrônico e Transformação Digital