A Influência da Confiança Interpessoal para a Orientação Empreendedora de Servidores Públicos

Autores

  • Paulo Estevão Rodrigues Machado PPGA/UnB
  • Daniel Daniel Pires Vieira Universidade de Brasília

Resumo

A Administração Pública é reconhecida como burocrática e pouco inovadora e sofre constante pressão por melhores serviços, cabendo à Administração Pública a adoção de uma postura empreendedora. Nesse contexto, a Confiança mostra-se como antecedente relevante para o comportamento empreendedor. Entretanto, a literatura não identifica quais dimensões da Confiança interpessoal se associam às quais dimensões da orientação empreendedora. Este trabalho teve por objetivo analisar a relação entre as dimensões da Confiança interpessoal e as dimensões da Orientação Empreendedora. Foram pesquisados 239 servidores do Departamento Penitenciário Nacional, por meio de questionário. Os dados foram analisados com análise fatorial e regressão múltipla. Os resultados evidenciam que a Proatividade se associa à Confiança Institucional e à Confiança na Chefia Imediata. A Confiança horizontal se associa positivamente à Inovatividade. A Confiança na Alta Administração não apresentou relação significativa com dimensões da orientação empreendedora e nenhuma das dimensões da Confiança se associou à Propensão ao Risco.

Biografia do Autor

Daniel Daniel Pires Vieira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2004), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2017). É servidor de carreira licenciado do Ministério do Turismo. Atualmente ocupando a posição de Especialista em Políticas e Indústria na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, relacionamentos interorganizacionais, políticas públicas, turismo, avaliação de desempenho e competitividade.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT7 Inovação e Empreendedorismo na Gestão Pública