Mudança de atitude de servidores públicos através de elementos de gamificação: uma revisão sistemática.

Autores

  • Indira Dutra de Almeida Cabral de Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ademir Macedo Nascimento Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

Servidor público, Serviço público, Gamificação

Resumo

Estudos envolvendo gamificação têm se concentrado em analisar o ponto de vista do cidadão ou as estratégias que visam afetar o comportamento do servidor. Nenhum estudo teve como enfoque a promoção da comunicação, cooperação e empatia no âmbito da gestão pública, mesmo a viabilidade da mudança de atitude por meio de ferramentas de gamificação ter sido amplamente estuda e comprovada através do estudo sistemático de mapeamento desenvolvido neste estudo. Objetivando estudar a literatura sobre o uso de jogos e de estratégias de gamificação na administração pública, foram utilizados artigos relacionados ao tema disponíveis no banco de dados Web of Science cuja publicação se deu nos últimos cinco anos. Como resultado, foi possível identificar a tendência de utilizar ferramentas de gamificação como estratégia para a mudança de atitude. Em contrapartida, estudos com foco no servidor público e em como reduzir a relutância desses a participar das atividades não foram encontrados.

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Publicado

11/30/2022

Edição

Seção

GT 6 Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público